quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Segunda Guerra dos Bôeres

Foi o confronto entre o Reino Unido e os fundadores das repúblicas independentes de Transvaal e Orange, no nordeste da África do Sul.
A guerra, que durou de 11 de outubro de 1899 a 31 de maio de 1902 , iniciou-se com a tentativa da Coroa britânica de anexar as duas repúblicas, ricas em jazidas de diamante, ouro e ferro. Os bôeres, que ocupavam a região desde 1830, lutaram para preservar sua independência. Os ingleses vêem nesse nacionalismo um perigo à dominação do Reino Unido no sul da África.
A guerra pode ser dividida em quatro fases principais.
A princípio, a supremacia é dos bôeres, que começam a guerra. Invadem a colônia do Cabo, além de sitiar cidades importantes e anexar territórios ingleses. Mas, em 1902, acontece a contra-ofensiva inglesa. A superioridade britânica em homens e armamentos derrota os bôeres.
As tropas inglesas devastavam e queimavam as propriedades ao longo da guerra. Os bôeres capturados (homens, mulheres e crianças) são colocados em campos de concentração, onde morrem cerca de 20 mil pessoas. As notícias sobre o tratamento desumano dado pelos ingleses aos prisioneiros intensificaram a imagem negativa do Reino Unido perante a opinião internacional. Com a Paz de Vereeniging, assinada em 31 de maio de 1902, as repúblicas são incorporadas ao Reino Unido e, em 1910, juntaram-se às colônias do Cabo e Natal para constituir a União Sul-Africana.
                                  LETICIA PEREIRA N°28

Nenhum comentário:

Postar um comentário