segunda-feira, 4 de agosto de 2014

EUA: Diplomata Angolano Defende Relação de Parceria Entre África e EUA


Segundo o diplomata angolano, a África não quer generosidade, mas parceria e negócios com os Estados Unidos, estabelecendo novas bases de cooperação no interesse das partes.
Arcanjo do Nascimento comentava sobre a importância da Cimeira África/EUA, marcada para quarta-feira, em Washington, numa iniciativa do Presidente Barack Obama. Angola vai participar com um delegação encabeçada pelo Vice-presidente da República, Manuel Vicente.
Considerou que o facto de em África ter economias das que mais crescem no mundo é uma nova nuance que se deve explorar nas relações com os Estados Unidos da América, demonstrando que o continente pode oferecer muito à América, com vantagens recíprocas.
Arcanjo do Nascimento afirmou que as expectativas de Angola são também as da União Africana, que são as de "alcançar uma maior compreensão sobre os desafios e prioridades no relacionamento entre as partes", "o reforço da cooperação existentes e estender para as areas emergentes, como energia, comércio, o investimento, paz e segurança, agricultura e a criação de capacidades" e "o reforco dos mecanismos de cooperação entre a África, através da União Africana e os Estados Unidos".
Informou  que as posições dos países africanos foram incluídos na agenda, referindo que não se trata de uma típica cimeira entre os Estados Unidos e a África, mas entre o Presidente Barack Obama e os líderes africanos.
Os EUA já cooperam com a África sobre questões de paz e segurança, essencialmente no combate ao terrorismo, mas pretende-se inverter o quadro, estendendo a cooperação às áreas de desenvolvimento.


Caroline (05) 3° D

Nenhum comentário:

Postar um comentário